
Almir Santos e sua trajetória
Fui goleiro da Portuguesa do RJ da Base ao profissional (10 anos). Quando parei de jogar foi que comecei a ser observador técnico e a fazer avaliações e trazer jogadores para as equipes do Rio de Janeiro. Trabalhei no Campo Grande nessa função por 10 anos. Em 2010, recebi um convite para trabalhar no Vasco e aceitei. Durante 5 anos realizei avaliações em todos os estados do Brasil pelo Clube.
E atualmente, no momento, iniciei avaliações para a
FutureCorp. Empresa formada pelos sócios Pedrinho Vicençote e Roberto Dinamite.
Sobre
Há exatos 20 anos sou avaliador de atletas das categorias de Base. Participando de peneiras a convite de clubes e escolinhas de futebol de norte a sul do Brasil. Hoje muitos atletas captados estão em clubes dentro e fora do país.
a captação e avaliação é um processo que não pode estacionar uma vez que estamos sempre procurando perfis de alto nível, sendo assim o meu trabalho é continuar viajando todo o país para encontrar atletas com qualidades físicas e técnicas para os clubes que tenham interesse de terem em seu conjunto jogadores que façam um diferencial em campo.

Avaliação
Existem 3 critérios para detecção de talentos:
-
Habilidade de componentes genéticos (expressos nas características anatomicas e fisiológicas
-
Atitute e talento para jogo (competencias e habilidades adquiridas),
-
Habilidade específica na atividade do jogo.
O processo de seleção de futuros atletas de alto nível pode estar ligado ao processo de treinamento por muitos anos.
Sigo alguns critérios para o processo de captação e avaliação:
maturação biológica, aspecto físico e motor, aspectos da habilidade motora com bola e aspectos tecnicos e táticos em jogo.